O que é o CÂNCER DE PELE?


   

   O câncer de pele surge a partir de uma célula que sofre diversas mutações genéticas. Tais alterações provocam um crescimento anômalo e multiplicações incontroladas destas células, gerando o tumor maligno.

   Dependendo das mutações genéticas, o tumor pode apresentar diversos padrões de comportamento. Características como velocidade de crescimento, capacidade de gerar metástases e responsividade à quimioterapia / radioterapia variam para cada tipo de câncer.

   O câncer de pele é um problema de saúde pública cuja incidência vem aumentando a cada ano. A conscientização das pessoas associada a uma avaliação e acompanhamento de pintas e manchas da pele são fundamentais para que possamos fazer uma prevenção eficaz e diagnósticos precoces.

  


Quais são os TIPOS de câncer de pele?


  

   Existem três tipos principais de câncer de pele. São eles:

   CARCINOMA BASOCELULAR (CBC): é o tipo mais comum (representa 75% dos cânceres de pele). Ocorre principalmente no rosto e demais áreas expostas ao sol. Raramente provocam metástases. Depedendo da localização e do subtipo, pode gerar graves sequelas.

   CARCINOMA ESPINOCELULAR (CEC): é o segundo tipo mais comum de câncer de pele (20%). Também é mais frequente em áreas expostas ao sol. Em casos avançados pode gerar metástases.

   MELANOMA MALIGNO (MM): é o tipo mais grave e a que sempre devemos estar atentos. Cerca de 10% dos casos apresentam histórico familiar, sugerindo fatores hereditários. Caso não seja diagnosticado precocemente, metástases ocorrem com frequência.

 

 

 


Quais são os FATORES DE RISCO para o câncer de pele?


   

   O surgimento do câncer de pele está relacionado à exposição das pessoas aos fatores de risco. Podemos dividi-los em fatores GENÉTICOS e AMBIENTAIS

   Mudanças em nosso comportamento e hábitos diários podem minimizar nossa exposição aos fatores ambientais. Entretanto, os fatores genéticos são herdados de nossos antepassados e consequentemente passaremos para as próximas gerações.

 

FATORES DE RISCO AMBIENTAIS


  

   São fatores de risco que podemos evitar através de mudanças de nossos hábitos de vida e de comportamento. A exposição de forma inadequada aos raios ultravioletas é a base dos fatores de riscos ambientais.

 

 

FATORES DE RISCO GENÉTICOS


  

   Tais fatores de risco idenpendem de nossos hábitos de vida pois estão associados à nossa carga genética. Não há métodos terapêuticos que possam alterar esta característica própria de cada indivíduo.

   A identificação dos fatores de risco genéticos criam uma conscientização para um cuidado maior quanto aos cuidados da pele.

 

 

 

 

 

Banner
Centro Médico Hospitalar Sugisawa

Av. Iguaçu, 1236 | Sala 01 | Rebouças

CEP 80250-190 | Curitiba | PR